HOME   |   FALE CONOSCO

06/03/2018

Iluminação pública apresenta deficiências em diversos municípios

Acesas durante o dia e a noite, além das tradicionais lâmpadas queimadas que ocasionam pontos escuros em ruas, praças e espaços públicos nos municípios. Problemas na iluminação pública não são incomum, mas chamam a atenção a quantidade de pontos acesos, também, durante o dia. Fatalmente, o desperdício chama a atenção de quem circula pelas ruas dos municípios durante o período da manhã e da tarde.

Transitando pelos municípios, as situações distintas das cidades gera diferentes classificações. Enquanto, em Campo Bom, é comum encontrar dezenas de pontos de iluminação pública acesos durante o dia, em Araricá, é o oposto. São dezenas de locais que apresentam panes – inclusive até em frente da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Este fato, em Araricá, não é novidade. Tanto é que as falhas no setor da iluminação pública é um dos temas mais cobrados pelos vereadores.

Por outro lado, em Nova Hartz, existem locais mais afastados do Centro, em que é comum também presenciar o desperdício, com lâmpadas acesas de dia e outras, que sequer ligam no período que mais os moradores necessitam, que é à noite.

 

Porém, as prefeituras reforçam o esforço para manter o sistema de iluminação operando. Em Campo Bom, por exemplo, a Secretaria de Obras registrou um aumento nas demandas atendidas na área da iluminação. Entre 2016 e 2017, ocorreu um aumento de conserto de 18,05%. Foram 3.590 demandas atendidas em 2016, contra 4.238 em 2017. Além disso, Campo Bom conta com duas equipes e dois caminhões para os consertos. A última compra de equipamentos ocorreu em junho de 2017. Uma nova compra está em fase de efetivação.

Sapiranga

Recentemente, a Prefeitura de Sapiranga promoveu a instalação de dezenas de pontos de iluminação pública do tipo LED de 150 watts pelo município, reduzindo o consumo e as constantes manutenções no sistema. Além disso, a substituição gerou uma economia de 66% para o município.

Por se tratar de uma tecnologia não muito eficiente, as antigas lâmpadas de vapor de sódio apresentam mais falhas – conforme revelam as fotos capturadas em Sapiranga.

No mês de janeiro, a Prefeitura de Sapiranga passou por mais de 76 ruas, conforme demonstra relatório enviado pela Secretaria de Obras ao Jornal Repercussão.

Fonte: Jornal Repercussão

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design