HOME   |   FALE CONOSCO

02/04/2018

Maceió/ AL já conta com mais de 4.500 luminárias de LED

Em 2016, a Prefeitura de Maceió começou a instalar luminárias de LED em várias localidades da capital. Hoje, a cidade conta com mais de 4.500 espalhadas por vários bairros. Mais segura, ecônomica e com uma iluminação maior, grande parte da população não sabe o que significa a sigla. Para tirar as dúvidas da população, a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) responde as questões sobre o novo sistema.

O que é LED?

LED é a sigla em inglês para light-emitting diode, ou em português, diodo emissor de luz. Basicamente, é um diodo que transforma energia elétrica em luz através de um processo chamado de eletroluminescência.

O que é eletroluminescência?

É um fenômeno óptico e elétrico durante o qual um material emite luz em resposta a uma corrente elétrica que o atravessa, ou a um forte campo elétrico.

Iluminação em LED é melhor?

Sim, pois o LED é mais econômico, mais durável, melhora a qualidade de vida, é mais eficiente e por ser luz fria (não possui radiação infravermelha e violeta) não atrai insetos.

Esse tipo de iluminação é novo?

O LED surgiu na década de 1960, quando Nick Holonyac utilizou a tecnologia na época para criar uma lâmpada de baixa intensidade na cor vermelha. Na década de 1990, cientistas japoneses a recriaram na cor azul e com essa pesquisa, surgiu a luminária de LED que hoje é utilizada em Maceió. Os inventores ganharam um prêmio Nobel de Física em 2014 pela sua descoberta.

Quem pontos em Maceió possuem esta iluminação?

No Conjunto Cidade Sorriso II (Benedito Bentes), na Orla Marítima, na Avenida Leste Oeste, na Avenida Júlio Marques Luz (Antiga Avenida Jatiúca), Avenida Rotary no Farol, Avenida São Paulo no Tabuleiro dos Martins, Aveida Walter Ananias no Jaraguá, Rua Buarque de Macedo e Rua do Comércio no Centro, Ponte Divaldo Suruagy, na Comunidade Saúde, nas Praças da Faculdade no Prado, Cely Loureiro, Bela Vista e Frei Damião no Benedito Bentes, Lucena Maranhão no Bebedouro, Soldado Eduardo Santos e Jornalista Dênis Agra, no conjunto Santo Eduardo, 13 de Maio e Aloysio Branco ( Bom ba da Marieta) no Poço, na do Carimbão no Santos Dumont, em Cruz das Almas, em várias vias do bairro do Farol, Bebedouro, Chã do Bebedouro, Grota do Estrondo, Grota do Cigano, Piabas e ruas espalhadas pela cidade.

Fonte: Aqui Acontece

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design