HOME   |   FALE CONOSCO

18/04/2018

Homologada licitação da iluminação pública em Pato Branco/ PR

Atualmente, pelo menos 400 pontos estão sem luz em Pato Branco. A situação, que se prolonga há meses, tem incomodado moradores de vários bairros do município, que reclamam da falta de segurança, afinal, o déficit na iluminação pública favorece o aumento nos índices de criminalidade.

De acordo com o secretário de Engenharia, Obras e Serviços, Frederico Demário Pimpão, a licitação está pronta e em andamento, porém, devido à grande quantidade de recursos por parte das empresas participantes, e a legitimação atrasou. “A licitação transcorreu e os desclassificados entraram com recurso”, disse em entrevista no mês passado ao Diário do Sudoeste. Para dar andamento aos trabalhos faltava a aprovar o processo. Felizmente, isto ocorreu na semana passada, com assinatura do prefeito Augustinho Zucchi, na quinta-feira, dia 12.

Segundo o prefeito, após a homologação, assim que o recurso seja liberado, os trabalhos de força-tarefa iniciam e irão recuperar os pontos que estão sem luz no município.

Licitação complementar

Segundo informações do setor de licitação da prefeitura, os materiais referentes à iluminação pública estão divididos em duas licitações: o pregão eletrônico 74/2017, que foi homologado na semana passada, e o pregão 8 – complemento do pregão 74, aberto na sexta-feira (13), que já está sendo homologado. Ainda há a concorrência número 2, que está em andamento na fase de análise das propostas, e que também compreende materiais elétricos diversos.

Sendo assim, a licitação referente à iluminação pública fica completa. Ainda, segundo o setor de licitações, a aquisição dos materiais já pode ser feita na sequência, após a publicação do resultado. Para o pregão 74 [já homologado], as compras já estão liberadas e para o pregão de complemento, será liberado na sequência.

De acordo com o secretário de Engenharia, Obras e Serviços, “assim que for feito o pedido de empenho para as empresas, elas terão um prazo de entrega. A partir de quinta ou sexta-feira dessa semana, devem chegar os materiais e os serviços serão feitos o mais rápido possível”. Uma equipe noturna deverá fazer a reposição das lâmpadas queimadas na cidade, salientou o secretário.

Sem luz, sem segurança

Há meses, moradores de Pato Branco relatam à reportagem os problemas que precisam enfrentar devido à ausência de iluminação. Ciente da situação, Zucchi agradeceu a compreensão da população, e disse em entrevista à Rádio Ativa FM, que os ocorridos foram alheios à vontade da administração. “Tivemos a operação policial em Pato Branco, e a empresa que fornecia o material se envolveu em situações detectadas pela investigação. Nós, então, reincidimos o contrato com a empresa e ficamos sem material, mas fizemos o que era legal. E para fazer o que é legal realizamos uma nova licitação”.

O prefeito explicou que se trata de um trâmite licitatório, e é preciso seguir os passos. “Para que a comunidade entenda: tem que cotar quem vende mais barato, depois abrir a licitação, e, quem quiser vender, se cadastra. A licitação homologada significa que tudo foi feito e já foi assinado. A partir dessa semana começa o fornecimento do material e as equipes farão o trabalho pelas ruas da cidade.”

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design