HOME   |   FALE CONOSCO

03/05/2018

Canela/ RS ganha novo sistema de iluminação pública com equipamentos de LED

A Prefeitura de Canela está realizando a troca das lâmpadas comuns de vapor de sódio por equipamentos de LED. Além de maior eficiência, a tecnologia sustentável também possibilita menor consumo de energia. Segundo o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Luiz Cláudio da Silva, o objetivo é garantir mais segurança com o novo sistema de iluminação pública.

Com investimento na ordem de R$ 1,3 milhão, a prefeitura iniciou o projeto em julho de 2017. Foram adquiridas 1.350 luminárias de LED. O plano é expandir o sistema para os cinco mil pontos de luz da área urbana até 2020.

O projeto terá continuidade com a aquisição de mais equipamentos de LED. Na segunda etapa, será investido mais R$ 1 milhão. “Devemos concluir o processo licitatório em maio. Estamos buscando as novas tecnologias do mercado para termos ainda mais economia com o mesmo resultado”, explica.

O secretário revela que a meta da administração é atingir 30% da rede de iluminação até o final de 2018. Conforme Silva, os recursos para a compra das luminárias são oriundos da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Para o secretário, os investimentos em iluminação possibilitam mais segurança. “Só as lâmpadas não irão trazer segurança, mas inibem a criminalidade”, acredita. Na fase inicial, o projeto contempla as ruas centrais, praças públicas e estabelecimentos de ensino. Após concluir a segunda etapa, a prefeitura pretende dar continuidade ao projeto. Os bairros também devem ser contemplados com a melhoria. Segundo o secretário, a expansão para os bairros está em fase de estudos.

Conforme Silva, a economia proporcionada pelas lâmpadas de LED ainda não foi medida, mas ele acredita que atinja 60%. “Estamos medindo a economia em alguns espaços públicos para podermos ter uma noção mais exata”, diz. Ele cita ainda a maior durabilidade do novo sistema de iluminação. “Com cinco anos de garantia, as lâmpadas de LED têm maior vida útil do que as lâmpadas comuns”, destaca.

Fonte: Correio do Povo

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design