HOME   |   FALE CONOSCO

28/05/2018

Município de Pereira Barreto/ SP usa painéis solares para iluminação pública

A Prefeitura de Pereira Barreto está instalando pequenas placas de energia solar em postes do município com o objetivo iluminar pontos que antes contavam com pouca claridade, proporcionando segurança para os munícipes que utilizam os pontos.

O primeiro painel foi instalado no final da Avenida Missao Akissue com a Via de Acesso Padre Valentim Felipe Stefanoni, onde está localizado um ponto de ônibus intermunicipal. Como alguns moradores da localidade aguardavam ou desembarcavam dos ônibus de linha justamente neste ponto, havia insegurança, principalmente no horário noturno. A iluminação foi apontada como importante para aumentar a sensação de segurança de quem passa pelo local. Com a instalação da placa solar, foi possível colocar uma luminária no poste do ponto. A placa solar armazena energia em uma bateria que mantém a luminária acesa.

Na quinta-feira (24), a Equipe do Setor de Elétrica da Secretaria de Obras da Prefeitura instalou de outra placa de energia fotovoltaica no final da avenida Brasil, visando atender ao embarque e desembarque dos pescadores, do Corpo de Bombeiros, dentre outros que utilizam o local.

A medida, além de segurança, proporciona economia nos cofres públicos, uma vez que as placas solares demandam um custo baixo, cerca de R$ 950 por unidade.

PONTOS DISTANTES

Com esta tecnologia é possível iluminar pontos onde não há rede elétrica disponível. Trata-se de uma alternatica que começa ser usada pelo poder público em diferentes regiões brasileiras. Em Roraima, por exemplo, a tecnologia está sendo usada em tribo indígena.

Com esta iniciativa, Pereira Barreto está saindo na frente na região.

Fonte: LR1

área Restrita

e-mail
Senha


ABRASI - Av. Vereador José Diniz, 3720, Conj. 705, Campo Belo, CEP 04604-007 - São Paulo/ SP
Telefone: (11) 4063-4714 - E-mail: abrasi@abrasi.org.br
© Copyright 2014 - ABRASI - Todos direitos reservados
Lazz Design