No dia 31 de outubro, o arquiteto e lightingdesigner Eder Ferreira, coordenador da Comissão de Revisão da ABNT NBR 5101 Iluminação Pública – Procedimentos, apresentou no plenário da ABRASI a evolução dos trabalhos do grupo.
De acordo com Ferreira, a comissão iniciou asatividades de revisão em setembro de 2017 e a meta é, até março de 2020, disponibilizara minuta revisada para consulta pública e posterior publicação.
Eder Ferreira salientou que dentre as propostas da comissão destaca-se o estabelecimento de três classes de vias: motorizada, para tráfego pedestres e vias com a existência de conflitos, com a definição de parâmetros de iluminação baseados no conceito de luminância.
“Os projetos de iluminação de vias deverão contemplar os cálculos de grandezas fotométricas, tais como iluminância, luminância, uniformidade, incremento de lumiar e fator de manutenção”, ressaltou Ferreira.
“Outras novidades incluem a introdução de recomendações para evitar a poluição luminosa e a luz intrusiva, e para iluminação de ciclovias e ciclofaixas”, concluiu Ferreira.